abraço (2)

O QUE É SOMATIZAÇÃO?

Somatizar é, basicamente, trazer para o corpo algum desconforto emocional. Por exemplo, quando temos dificuldades em tomar uma decisão, podemos ter crises alérgicas. Ou seja, o corpo reage, sinalizando que a energia não está fluindo adequadamente. Ansiedade e medo, gerados pela necessidade da ação e a insegurança em realizá-la,transformam-se em sintomas físicos, que chamamos de doença. Quando temos uma prova para um vestibular ou entrevista de emprego, algo que vai gerar um “julgamento” de outra ou outras pessoas, e nos sentimos inferiores ou despreparados, podemos ter um desarranjo intestinal ou uma crise de gastrite ou refluxo. É a forma que o organismo encontra de “realizar” a energia, quando não permitimos que ela aconteça de maneira espontânea e harmônica. Quando reprimimos nosso desejo. Quando não confiamos em nós mesmos.

Quando sofremos uma perda significativa e não a vivenciamos plenamente, chorando tudo que há a chorar, sentindo a dor e não abafando-a, podemos entrar em estados de depressão e pânico, que, se não identificados e cuidados a tempo, correm o risco de se desenvolver em desapreço pela vida.

Em resumo, somatizar é carregar no corpo sensações mal resolvidas, das quais necessitamos nos despedir, através da consciência corporal, do auto conhecimento, do perdão e do desapego.

O livro Anatomia do Espírito de Carolyne Miss, apresenta um estudo detalhado desta médica americana especialista nos sintomas que aparecem no corpo relacionados às emoções a partir de cada chacra.

Apresentamos aqui um pequeno trecho, onde ela sistematizou:

O TERCEIRO CHACRA: O PODER PESSOAL

Carolyne Miss/Anatomia do Espírito – Os sete estágios do poder e da cura

Localização: plexo solar

Conexão energética com o corpo físico: estômago, pâncreas, glândulas adrenais, intestino delgado, vesícula biliar, fígado e espinha intermediária.

Verdade sagrada: RESPEITE A SI MESMO.

Conexão energética com o corpo emocional/mental: centro do poder pessoal, núcleo magnético da personalidade e do ego.

Conexão simbólica/perceptiva: mediação entre o que é primariamente externo e internalização da consciência. Compreensão de si mesmo.

Medos principais: rejeição, crítica, parecer tolo, não conseguir cumprir as próprias responsabilidades, medos relacionados com aparência física, medo que outros descubram nossos segredos.

Forças principais: auto-estima, auto respeito, auto disciplina, ambição, habilidade de gerar ação e de lidar com uma crise, coragem de assumir riscos, generosidade, ética e força de caráter.

Questões para auto-exame:

(1)   Você gosta de si mesmo? Se não, o que você não gosta e por que? Você esta trabalhando ativamente para mudar as coisas de que não gosta?

(2)   Você é uma pessoa honesta? Às vezes você deturpa a verdade? Caso o faça, por que?

(3)   Você critica os outros? Você precisa culpar os outros para se proteger?

(4)   Você é capaz de assumir que está errado? Está aberto para os comentários de outros sobre sua pessoa?

(5)   Você precisa da aprovação dos outros? Se precisa, por que?

(6)   Você se considera forte ou fraca? Você tem medo de cuidar de si mesma?

(7)   Você já se permitiu ficar num relacionamento com uma pessoa que não amasse realmente, só para não ficar sozinha?

(8)   Você respeita a si mesma? Você pode decidir fazer mudanças no seu estilo de vida e então manter seu compromisso?

(9)   Você tem medo da responsabilidade? Ou acha que é responsável por tudo e todos?

(10) Você está continuamente desejando que sua vida fosse diferente? Se deseja, está fazendo alguma coisa para mudá-la ou se resignou com a situação?

 

QUER SABER MAIS SOBRE TEMPO DE ESCOLHA, ACESSE:

Sobre

QUER SABER MAIS SOBRE ISIS DE CASTRO, ACESSE:

Isis de Castro

 

Comentários

Comentários