espelho (2)

O QUE É SOMATIZAÇÃO?

Somatizar é, basicamente, trazer para o corpo algum desconforto emocional. Por exemplo, quando temos dificuldades em tomar uma decisão, podemos ter crises alérgicas. Ou seja, o corpo reage, sinalizando que a energia não está fluindo adequadamente. Ansiedade e medo, gerados pela necessidade da ação e a insegurança em realizá-la,transformam-se em sintomas físicos, que chamamos de doença. Quando temos uma prova para um vestibular ou entrevista de emprego, algo que vai gerar um “julgamento” de outra ou outras pessoas, e nos sentimos inferiores ou despreparados, podemos ter um desarranjo intestinal ou uma crise de gastrite ou refluxo. É a forma que o organismo encontra de “realizar” a energia, quando não permitimos que ela aconteça de maneira espontânea e harmônica. Quando reprimimos nosso desejo. Quando não confiamos em nós mesmos.

Quando sofremos uma perda significativa e não a vivenciamos plenamente, chorando tudo que há a chorar, sentindo a dor e não abafando-a, podemos entrar em estados de depressão e pânico, que, se não identificados e cuidados a tempo, correm o risco de se desenvolver em desapreço pela vida.

Em resumo, somatizar é carregar no corpo sensações mal resolvidas, das quais necessitamos nos despedir, através da consciência corporal, do auto conhecimento, do perdão e do desapego.

O livro Anatomia do Espírito de Carolyne Miss, apresenta um estudo detalhado desta médica americana especialista nos sintomas que aparecem no corpo relacionados às emoções a partir de cada chacra.

Apresentamos aqui um pequeno trecho, onde ela sistematizou:

O SÉTIMO CHACRA: NOSSA CONEXÃO ESPIRITUAL

Caroline Myss/Anatomia do Espírito – Os sete estágios do poder e da cura

Localização: topo da cabeça

Conexão energética com o corpo físico: ponto de entrada para a força vital humana, que flui sem cessar para o sistema energético humano, do Universo Maior, de Deus ou do Tão. Influencia os principais sistemas físicos: nervoso central, muscular e pele.

Conexão energética com o corpo emocional/mental: gera devoção, pensamentos inspirados ou proféticos, idéias transcendentes e conexões místicas.

Conexão simbólica/perceptiva: contém a forma mais pura da energia da graça ou prana. Armazena energia gerada pela oração e meditação e guarda a capacidade para a visão simbólica. Centro energético para a inspiração, visão e intuição espirituais. Reino místico.

Medos principais: questões espirituais como a “noite escura da alma”, abandono espiritual, perda de identidade e conexão com a vida e pessoas ao nosso redor.

Forças principais: fé na presença do divino, orientação interior, compreensão para a cura, devoção.

Verdade sagrada: TUDO É SAGRADO

Questões para auto-exame:

(1)   Quais foram as perguntas para as quais você pediu orientação durante a meditação ou durante momentos de oração?

(2)   De que respostas a estas perguntas você mais teria medo?

(3)   Você barganha com Deus? Você reclama com Deus mais do que expressa gratidão? Você tende a rezar por coisas específicas em vez de rezar como uma forma de agradecimento?

(4)   Você está dedicada a algum caminho espiritual específico? Se não, acha que precisa de um? Você tem substitutos profundos a quem é devotado? Se for o caso, liste e avalie seus relacionamentos com eles.

(5)   Você acredita que seu Deus é mais autêntico que a divindade de outras tradições espirituais?

(6)   Você está esperando que Deus mande para você uma explicação para suas experiências dolorosas? Se for o caso, liste estas experiências.

(7)   Como sua vida mudaria se Deus subitamente decidisse responder suas perguntas? E como você mudaria se a resposta que você recebesse fosse: “Eu não tenho intenção de dar a você qualquer esclarecimento sobre suas perguntas neste momento de sua vida”? O que você estaria preparado para fazer, então?

(8)   Você já iniciou e parou uma prática de meditação? Se for esse o caso, quais foram os motivos que a impediram de continuar?

(9)   Quais são as verdades espirituais que você sabe que não está seguindo? Faça uma lista delas.

(10) Você tem medo de uma conexão espiritual mais próxima com a divindade devido às mudanças que isso poderia acarretar em sua vida?

QUER SABER MAIS SOBRE TEMPO DE ESCOLHA, ACESSE:

http://tempodeescolha.com.br/sobre/

 

QUER SABER MAIS SOBRE ISIS DE CASTRO, ACESSE:

Isis de Castro

 

Comentários

Comentários