0059_desespero

 

Do livro: ANATOMIA DO ESPÍRITO – OS SETE ESTAGIOS DO PODER E DA CURA

De: Caroline Myss

 

O PRIMEIRO CHACRA: PODER TRIBAL

Localização: base da espinha (cóccix)

Conexão energética com o corpo físico: coluna espinhal, reto, pernas, ossos, pés e sistema imunológico.
Conexão energética ao corpo emocional/mental: fundamenta a emoção e saúde mental.
Conexão simbólica/perceptiva: necessidade de lógica, ordem e estrutura. Tempo/espaço e cinco sentidos.
Medos principais: sobrevivência física, abandono pelo grupo e perdas de ordem física.
Forças principais: Identidade, ligações e códigos de honra tribal/familiar; o apoio e lealdade que dá um senso de segurança e conexão com o corpo físico.
Verdade sagrada: TUDO É UM (dinâmicas tribais ou grupais)
Questões para auto exame:
(1)   Que padrões de crença você herdou de sua família?
(2)   Quais, dentre os padrões de comportamento que ainda têm autoridade sobre o seu pensamento, você pode reconhecer que não são mais válidos?
(3)   Quais são suas superstições? Quais delas têm mais autoridade sobre você do que sua capacidade de raciocínio?
(4)   Você tem um código pessoal de honra? Como ele é?
(5)   Você já comprometeu seu senso de honra? Se o fez, tomou alguma atitude para curá-lo?
(6)   Você tem algum negócio inacabado com membros da família? Se for o caso, liste os motivos que o impedem de curar seus relacionamentos familiares.
(7)   Liste todas as bênçãos que você sente que vêm de sua família.
(8)   Caso esteja criando sua própria família, liste as qualidades que gostaria que seus filhos aprendessem com você.
(9)   Que tradições tribais e rituais você continua para si e sua família?
(10)                      Descreva as características tribais dentro de você que gostaria de fortalecer e desenvolver.

 

estados-emocionais-x-dores-na-coluna

 

 

O SEGUNDO CHACRA: O PODER DOS RELACIONAMENTOS

Localização: parte inferior do abdome à área do umbigo

Conexão energética com o corpo físico: órgãos sexuais, intestino grosso, vértebras inferiores, pelve, área dos quadris, apêndice e bexiga.
Conexão energética com o corpo emocional/mental: necessidade de relacionamentos com outras pessoas e exigência de controlar o ambiente físico.
Conexão perceptiva/simbólica: senso de identidade pessoal e limites psicológicos protetores. Auto suficiência, instinto de sobrevivência.
Medos principais: perda de controle ou de ser controlado por outro, vício, estupro, traição, impotência, perda financeira, abandono por parceiro fundamental ou colegas profissionais, perda de poder do corpo físico.
Forças principais: habilidade de sobreviver por conta própria, de se defender e proteger, instinto de luta e fuga, assumir riscos, recuperar-se de perdas, rebelar-se e restabelecer-se, decisões pessoais e profissionais.
Verdade sagrada: RESPEITEM UNS AOS OUTROS.
Questões para auto-exame:
(1)   Como você define a criatividade? Você se considera uma pessoa criativa? Você leva a cabo suas idéias criativas?
(2)   Quantas vezes você direciona suas energias criativas para caminhos negativos de expressão? Você exagera ou embeleza os “fatos” para apoiar seu ponto de vista?
(3)   Você está confortável com sua sexualidade? Se não, você é capaz de trabalhar para curar seus desequilíbrios sexuais? Você usa pessoas para ter prazer sexual ou já se sentiu usado? Você é forte o bastante para respeitar seus limites sexuais?
(4)   Você mantém sua palavra? Qual é seu código pessoal de honra? De ética? Você negocia sua ética de acordo com as circunstâncias?
(5)   Você tem a impressão de que Deus é uma força que exerce justiça na sua vida?
(6)   Você é uma pessoa controladora? Você se envolve em jogos de poder nos seus relacionamentos? Você é capaz de ver a si mesma com clareza em circunstâncias relacionadas com o poder e o dinheiro?
(7)   O dinheiro tem autoridade sobre você? Você faz acordos que violam sua personalidade interior pela segurança financeira?
(8)   Com que freqüência os medos relacionados com a sobrevivência ditam as suas escolhas?
(9)   Você é forte o bastante para dominar seus medos relacionados com finanças e sobrevivência física ou eles controlam você e suas atitudes?
(10)                      Que metas você estabeleceu para si mesmo e ainda estão por perseguir? O que está impedindo que você aja para realizar essas metas?

 

O TERCEIRO CHACRA: O PODER PESSOAL

Localização: plexo solar

Conexão energética com o corpo físico: estômago, pâncreas, glândulas adrenais, intestino delgado, vesícula biliar, fígado e espinha intermediária.
Conexão energética com o corpo emocional/mental: centro do poder pessoal, núcleo magnético da personalidade e do ego.
Conexão simbólica/perceptiva: mediação entre o que é primariamente externo e internalização da consciência. Compreensão de si mesmo.
Medos principais: rejeição, crítica, parecer tolo, não conseguir cumprir as próprias responsabilidades, medos relacionados com aparência física, medo que outros descubram nossos segredos.
Forças principais: auto-estima, auto respeito, auto disciplina, ambição, habilidade de gerar ação e de lidar com uma crise, coragem de assumir riscos, generosidade, ética e força de caráter.
Verdade sagrada: RESPEITE A SI MESMO.
Questões para auto-exame:
(1)   Você gosta de si mesmo? Se não, o que você não gosta e por que? Você esta trabalhando ativamente para mudar as coisas de que não gosta?
(2)   Você é uma pessoa honesta? Às vezes você deturpa a verdade? Caso o faça, por que?
(3)   Você critica os outros? Você precisa culpar os outros para se proteger?
(4)   Você é capaz de assumir que está errado? Está aberto para os comentários de outros sobre sua pessoa?
(5)   Você precisa da aprovação dos outros? Se precisa, por que?
(6)   Você se considera forte ou fraca? Você tem medo de cuidar de si mesma?
(7)   Você já se permitiu ficar num relacionamento com uma pessoa que não amasse realmente, só para não ficar sozinha?
(8)   Você respeita a si mesma? Você pode decidir fazer mudanças no seu estilo de vida e então manter seu compromisso?
(9)   Você tem medo da responsabilidade? Ou acha que é responsável por tudo e todos?
(10)                      Você está continuamente desejando que sua vida fosse diferente? Se deseja, está fazendo alguma coisa para mudá-la ou se resignou com a situação?

 

O QUARTO CHACRA: PODER EMOCIONAL

Localização: centro do peito

Conexão energética com o corpo físico: coração e sistema circulatório, costelas, seios, glândula do timo, pulmões, ombros, braços e mãos, diafragma.
Conexão energética com o corpo emocional/mental: percepções emocionais que determinam a qualidade de nossas vidas muito mais do que nossas percepções mentais. Agir conscientemente e com compaixão.
Conexão simbólica/receptiva: “desapegar-se e deixar na mão de Deus”. Evolução consciente. Desapego da dor emocional e necessidade de saber por que as coisas acontecem como acontecem para atingir estado de tranquilidade e paz interior usando a energia curadora do perdão e liberando necessidade inferior de justiça humana.
Medos principais: solidão, compromisso e “seguir o coração”, incapacidade de se proteger emocionalmente, fraqueza emocional e traição. A perda da energia do quarto chacra desperta ciúme, amargura, raiva, ódio e incapacidade de perdoar.
Forças principais: amor, perdão, compaixão, dedicação, inspiração, esperança, confiança e capacidade de curar a si mesmo e aos outros.
Verdade sagrada: O AMOR É O PODER DIVINO.
“Não nascemos fluentes no amor, mas passamos toda a vida aprendendo sobre ele. Sua energia é puro poder. Somos tão atraídos quanto intimidados pelo amor. Somos motivados e controlados, inspirados, curados e destruídos pelo amor. O amor é o combustível de nossos corpos físico e espiritual. Cada um dos desafios da vida é uma lição sobre algum aspecto do amor. O modo como respondemos a esses desafios fica registrado dentro dos nossos tecidos celulares; vivemos dentro das conseqüências biológicas das nossas escolhas biográficas.”
“O amor próprio significa se importar o suficiente consigo mesmo para perdoar pessoas no nosso passado, de modo que as feridas não possam mais nos prejudicar – pois nossas feridas não machucam as pessoas que nos feriram – só a nós mesmos.” (C.Myss)
Questões para auto-exame:
(1)   Que memórias emocionais você ainda precisa curar?
(2)   Que relacionamentos na sua vida exigem cura?
(3)   Você já usou suas feridas emocionais para controlar pessoas ou situações? Em caso positivo, descreva-as.
(4)   Você já permitiu ser controlada pelas feridas de outras pessoas? Quais são seus sentimentos sobre deixar isso acontecer novamente?
(5)   Quais são seus medos em relação a tornar-se emocionalmente saudável?
(6)   Você associa a saúde emocional a não precisar mais de um relacionamento íntimo?
(7)   Qual sua compreensão do perdão?
(8)   Quem são as pessoas que você ainda precisa perdoar e o que a impede de desapegar-se da dor que você associa a elas?
(9)   O que você fez que precisa de perdão? Que pessoas estão trabalhando para perdoar você?
(10)                      Qual a sua compreensão de um relacionamento íntimo e saudável? Está disposta a deixar de usar suas feridas para se abrir para um relacionamento desses?

 

O QUINTO CHACRA: O PODER DA VONTADE

Localização: garganta

Conexão energética com o corpo físico: garganta, tireóide, traquéia, esôfago, paratireóide, hipotálamo, vértebras do pescoço, boca, mandíbula e dentes.
Conexão energética com o corpo emocional/mental: lutas emocionais e mentais envolvidas no aprendizado da natureza do poder de escolha. Todas doenças têm uma ligação com o quinto chacra, porque a escolha está envolvida em todos os detalhes de nossa vida e, portanto, em todas as doenças.
Conexão simbólica/perceptiva: o desafio simbólico é progredir através do amadurecimento espiritual da vontade: desde a percepção tribal de que todos e tudo ao seu redor possuem autoridade sobre você; através da percepção de que só você possui autoridade sobre si mesmo, até a percepção final de que a verdadeira autoridade vem de alinhar-se com a vontade de Deus.
Medos principais: Os medos relacionados com a força de vontade existem dentro de cada chacra. Temos medo de não ter autoridade de poder de escolha dentro de nossas vidas, primeiro dentro de nossas tribos, depois nos relacionamentos pessoais e profissionais, medo de não ter autoridade sobre si mesmo, de ficar fora do controle nas nossas respostas a substâncias, dinheiro, ao controle emocional de outra pessoa sobre nosso bem estar. E, finalmente, temos medo da vontade de Deus.
Forças principais: fé, auto conhecimento e autoridade pessoas; capacidade de tomar decisões, mantendo a palavra para si e para o outro.
Verdade sagrada: Centro da escolha e da conseqüência: do carma espiritual: RENDA A VONTADE PESSOAL À VONTADE DIVINA
Questões para auto-exame:
(1)   Qual sua definição de ter uma “vontade forte”?
(2)   Quem são as pessoas de sua vida que têm controle sobre sua força de vontade e por que?
(3)   Você procura controlar os outros? Se o faz, quem são e por que?
(4)   Você é capaz de se expressar honesta e abertamente quando é necessário? Se não, por que?
(5)   Você é capaz de sentir quando está recebendo uma orientação para agir?
(6)   Você confia na orientação que não possui “provas” externas?
(7)   Que medos você associou com a orientação divina?
(8)   Você reza para ter ajuda com planos pessoais ou é capaz de dizer: “farei o que o céu desejar que eu faça”?
(9)   O que faz com que você perca o controle da sua própria força de vontade?
(10)                      Você barganha consigo mesmo em situações em que sabe que precisa mudar, mas que continuamente evita tomar uma atitude? Em caso positivo, identifique essas situações e seus motivos para não querer agir.

O SEXTO CHACRA: O PODER DA MENTE

Localização: o centro da testa

Conexão energética com o corpo físico: cérebro, sistema neurológico e nervoso central, glândulas pituitária e pineal, olhos, orelhas, nariz.
Conexão energética com o corpo mental/emocional: corpo mental, inteligência e características psicológicas.
Conexão simbólica/perceptiva: lições que nos levam à sabedoria.
Medos principais: recusa de olhar para dentro e explorar os próprios medos; medo da verdade quando a razão está turva, do julgamento sensato e realista, de se apoiar em conselhos externos, da disciplina, do lado sombrio e dos seus atributos.
Forças principais: habilidades e capacidades intelectuais, avaliação de impressões conscientes e inconscientes; receber inspiração; gerar grandes atos de criatividade e raciocínio intuitivo – inteligência emocional.
Verdade sagrada: PROCURE APENAS A VERDADE.
Questões para auto-exame:
(1)   Que crenças você possui que fazem com que você interprete as ações dos outros de maneira negativa?
(2)   Que padrões comportamentais negativos vêm continuamente à superfície nos relacionamentos com os outros?
(3)   Quais são as atitudes que você possui que roubam o seu poder?
(4)   Que crenças você continua a aceitar que sabe não serem verdadeiras?
(5)   Você é crítica? Se for, que situações ou relacionamentos fazem com que esse lado venha à tona?
(6)   Você cria desculpas por comportar-se de maneira negativa?
(7)   Você consegue recordar ocasiões em que foi confrontada com um nível mais profundo de verdade do que estava acostumada a ouvir e achou a experiência intimidadora?
(8)   Que crenças e atitudes você gostaria de mudar dentro de si? Está disposta a se comprometer para fazer essas mudanças?
(9)   Você se sente confortável pensando sobre sua vida em termos impessoais?
(10)                      Você tem medo das mudanças que podem ocorrer na sua vida. Caso abrace conscientemente um estilo de vida consciente?

 

O SÉTIMO CHACRA: NOSSA CONEXÃO ESPIRITUAL

Localização: topo da cabeça

Conexão energética com o corpo físico: ponto de entrada para a força vital humana, que flui sem cessar para o sistema energético humano, do Universo Maior, de Deus ou do Tão. Influencia os principais sistemas físicos: nervoso central, muscular e pele.
Conexão energética com o corpo emocional/mental: gera devoção, pensamentos inspirados ou proféticos, idéias transcendentes e conexões místicas.
Conexão simbólica/perceptiva: contém a forma mais pura da energia da graça ou prana. Armazena energia gerada pela oração e meditação e guarda a capacidade para a visão simbólica. Centro energético para a inspiração, visão e intuição espirituais. Reino místico.
Medos principais: questões espirituais como a “noite escura da alma”, abandono espiritual, perda de identidade e conexão com a vida e pessoas ao nosso redor.
Forças principais: fé na presença do divino, orientação interior, compreensão para a cura, devoção.
Questões para auto-exame:
(1)   Quais foram as perguntas para as quais você pediu orientação durante a meditação ou durante momentos de oração?
(2)   De que respostas a estas perguntas você mais teria medo?
(3)   Você barganha com Deus? Você reclama com Deus mais do que expressa gratidão? Você tende a rezar por coisas específicas em vez de rezar como uma forma de agradecimento?
(4)   Você está dedicada a algum caminho espiritual específico? Se não, acha que precisa de um? Você tem substitutos profundos a quem é devotado? Se for o caso, liste e avalie seus relacionamentos com eles.
(5)   Você acredita que seu Deus é mais autêntico que a divindade de outras tradições espirituais?
(6)   Você está esperando que Deus mande para você uma explicação para suas experiências dolorosas? Se for o caso, liste estas experiências.
(7)   Como sua vida mudaria se Deus subitamente decidisse responder suas perguntas? E como você mudaria se a resposta que você recebesse fosse: “Eu não tenho intenção de dar a você qualquer esclarecimento sobre suas perguntas neste momento de sua vida”? O que você estaria preparado para fazer, então?
(8)   Você já iniciou e parou uma prática de meditação? Se for esse o caso, quais foram os motivos que a impediram de continuar?
(9)   Quase são as verdades espirituais que você sabe que não está seguindo? Faça uma lista delas.
(10)                      Você tem medo de uma conexão espiritual mais próxima com a divindade devido às mudanças que isso poderia acarretar em sua vida?

 

QUER SABER MAIS SOBRE TEMPO DE ESCOLHA, ACESSE:

Sobre

QUER SABER MAIS SOBRE ISIS DE CASTRO, ACESSE:

Isis de Castro

 

Comentários

Comentários