DICAS DE AUTO MASSAGEM – PESCOÇO/GARGANTA – Isis de Castro.

with Nenhum comentário

pescoço2

 

Pense numa parte do corpo literalmente esquecida – o pescoço. Esta frágil, complexa e pequena estrutura, que contém as cordas vocais, sensível síntese do que é a expressão humana através da voz e onde se situa o chacra laríngeo da comunicação.

Também na garganta, esta estrutura interna do pescoço composta pela laringe, estão as amídalas, as guardiãs da imunidade, as guerreiras que nos defendem das invasões das doenças em formas de vírus, bactérias, fungos…

A tireoide ou tiroide, uma das maiores glândulas do corpo humano, tem forma de borboleta (com dois lobos) e fica localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região do “Pomo de Adão” (popularmente, gogó), agindo na função de órgãos importantes como coração, cérebro, fígado e rins. Interfere também no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional. Responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo.

As veias jugulares internas são veias do pescoço. Elas transportam sangue venoso do crânio e sistema nervoso, além do sistema do cérebro exterior e inferior. Unem-se a veias subclávias (abaixo da clavícula) para formar as veias braquiocefálicas que drenam para a Veia Cava Superior. 

E é também o pescoço, e toda sua musculatura, responsável pelos movimentos de torção que ampliam a visão de mundo e capacidade de defesa pessoal.

Energeticamente, este conjunto pescoço/garganta faz a ligação das ordens do cérebro/razão para o filtro do coração/sentimento e aprovação visceral do desejo, integrando estes três importantes centros que comandam a ação, através das extensões sensíveis da coluna vertebral, que disparam os movimentos.

Realmente é uma das áreas que mais armazena conflitos pessoais entre razão – sentimento – desejo, por isso tão congestionada e tensa, o que quer dizer que, em geral, desejamos uma coisa, pensamos outra e agimos outra, gerando sentimentos íntimos e profundos de frustração, impotência, infelicidade que se acumulam e se transformam em bloqueios energéticos, dores musculares e doenças mais graves.

A má postura em relação ao exagero na utilização de computadores de todos os tipos e também na hora de dormir reforçam dores e mau posicionamento dos músculos.

A rigidez do pescoço provoca efeitos muitas vezes devastadores por serem muito dolorosos. Cefaleia, enxaqueca, problemas dentários, rigidez das costas e ombros, dificuldades respiratórias, problemas nas mandíbulas.

Por tudo isto a proposta hoje é sentir o pescoço, os músculos que o movimentam, a extensão da nuca em todos os sentidos, alongamento, torção e movimentos circulares e semicirculares, frente e trás, queda para um lado e para o outro, cima e embaixo, sempre associados à respiração.

Ao realizar estes exercícios é possível sentir dores, estalos e expansões. Importante perceber isto e ir até o limite sem forçar, fazendo uma pausa para perceber se a respiração colabora com o distensionamento da região ou se é melhor recomeçar com esta nova percepção.

Cada descoberta deve passar pela auto regulação, a capacidade de aceitar-se e respeitar-se, sem nenhuma comparação, pois cada um de nós é único e inimitável.

Vale experimentar… É um grande prazer e, afinal, você não tem nada a perder… e tudo a ganhar…

 

 

DICAS DE AUTO MASSAGEM – CABEÇA – Isis de Castro.

QUER SABER MAIS SOBRE TEMPO DE ESCOLHA, ACESSE:

Sobre

QUER SABER MAIS SOBRE ISIS DE CASTRO, ACESSE:

Isis de Castro

 

Comentários

Comentários

Bem vindo! Aqui falamos de amor, paz, alegria, saúde, abundância. Vamos junt@s?...